Kim Boa e Bohyung ressurgem como KEEMBO em “Thank You, Anyway”

Para a alegria das kpoppers mais velha guarda que adoram abraçar um girlgroup injustiçado nos charts, as ex-SPICA Boa e Bohyung se juntaram para formar uma nova dupla, KEEMBO. E depois de muito tempo, fotos e vídeos preparando o debut, a dupla finalmente lançou seu baladão de estreia “Thank You, Anyway”:

Para quem não sabe, SPICA foi um grupo que debutou em 2012 (AOA, EXID) que tinha como diferencial o gato delas debutarem numa idade conseiderada mais avançada para um grupo de Kpop (A média do grupo era de 24 anos quando rolou o debut) e os vocais poderosos (A Boa era técnica vocal do INFINITE antes de entrar no SPICA, e algumas lá também tinham histórico de quase debutarem em outros grupos como 2NE1 e T-ara antes do SPICA). Isso delas serem ótimas vocalistas sustentou o grupo por um tempo até a Lee Hyori tomar conta da produção delas e render os dois singles mais populares do grupo: Tonight e You Don’t Love Me. A partir disso eu realmente acreditei que o SPICA ia acontecer, mas algo deu muito errado no gerenciamento depois que a Lee Hyori fez o serviço dela e o grupo simplesmente sumiu em singles com uma divulgação porquíssima até o disband oficial em 2017. No pós disband a Jiwon participou do The Unit e conseguiu debutar no UNI.T, que durou 2 EPs e morreu, a Bohyung vez ou outra lançava um solo e as outras se dedicavam em ser anônimas mesmo. E aí chegamos em 2020 com Boa e Bohyung decidindo se juntar para formar KEEMBO (Esse nome é por ambas terem “Kim Bo” no nome”).

Quem conhece o SPICA e todo o poder vocal já sabia que uma unit das duas vocalistas principais do grupo ia render um power ballad daqueles com muito oversinging e refrões gritados com gosto, e “Thank You, Anyway”acaba sendo só isso mesmo. Pra mim é uma música mais emocionante do que a média de power ballads emotivas que o kpop costuma desovar, principalmente pelo arranjo mais simples do instrumental deixar o terreno livre para elas usarem todos os truques vocais que elas sabem. Rola até uma mini batalha de quem canta mais lá pelo fim da música, mas gostei da divisão num geral não tentar fazer a outra de escada que nem as outras duplas vocais.

Acho que “Thank You, Anyway” funciona muito mais pela nostalgia porque ela estaria em casa com outras baladas do SPICA (Não é uma Since You’re Out Of My Life mas estaria em casa como álbum track do grupo). Mas acho que a música se sustenta bem para quem não conhece o SPICA. Só acho que elas teriam mais chance com a fanbase se tentassem ir para o pop ao invés de partir para essa safe zone de baladões, e seria muito mais interessante ver a Boa num popzão estilo “Flash Me” que a Bohyung lançou, mas tudo bem, desejo toda a sorte do mundo para elas mesmo assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s