Review Retrô: Quando o miss A fez o maior debut da história do K-pop com “Bad Girl Good Girl” (2010)

Essa semana ficou marcada no K-pop por um dos debuts mais tenebrosos da Coreia, e isso fez a fanbase lembrar de debuts melhores e mais icônicos que marcaram uma geração. Entre eles, o mais citado foi o debut do miss A, primeiro por ser da mesma JYP que soltou a bomba do NMIXX, e depois por “Bad Girl Good Girl” ser o debut mais bem sucedido da história:

Lá em junho de 2010 a JYP debutava oficialmente o miss A depois de um projeto de pré-debut onde elas seriam, originalmente, o Wonder Girls chinês. Afinal o ano era 2010 e, mesmo com tudo dando errado na carreira do Wonder Girls nos Estados Unidos, elas ainda eram um grande evento na Ásia. Esse projeto ainda contava com a Hyelim, que pouco tempo depois ainda bateu perna do projeto para substituir a Sunmi no Wonder Girls, e Fei e Jia receberam a companhia de Min e da onipresente Bae Suzy para serem gigantes na Coreia mesmo.

“Bad Girl Good Girl” foi um marco no K-pop. O som moderninho e descolado de um popzão bem 2010 foi muito bem vindo na Coreia e se tornou um fenômeno que, com o tempo, ficou maior até que o próprio miss A. Talvez o coreano médio não lembre do miss A em si sem ser como o “grupo da Suzy”, mas sem dúvidas lembram de “Bad Girl Good Girl” como um dos fenômenos da época.

“Bad Girl Good Girl” foi tão grande que garantiu ao miss A o topo do Gaon Chart de 2010. Ou seja, logo na estreia, o miss A já tinha a música mais popular do ano. Não é tão incomum os grupos hitarem logo na música de estreia, mas nenhum debut alcançava os feitos que o miss A alcançou. Uma pena que o tempo fez os coreanos só se interessarem pela Suzy e deixarem as outras de escanteio, mas na época elas eram o grande evento do K-pop.

E a música? Vale todo o hype que tem sim, pois é incrível. Hoje a ideia de girl crush parece bem saturada (E atualmente diferente) por parte dos girlgroups, mas na época o miss A aparecia com algo novo. E “Bad Girl Good Girl” nem é comparável com outros girl crush do K-pop, pois o JYP fez de um jeito totalmente único para o grupo. É como ver ele tentando botar aquela marca cafona cool que ele já descolava para o Wonder Girls em um instrumental mais moderno e fresh, e o pior é que ele consegue. Os sintetizadores são aleatórios em um primeiro momento mas logo se encaixam e rendem uma música incrível, misturando emoção, performance e sensualidade. “Bad Girl Good Girl” é o JYP experimentando algo novo na vida dele, e entregando para o miss A um hino.

“Bad Girl Good Girl” foi algo de impacto em 2010. O que começava como “Wonder Girls chinês” debutou totalmente diferente, com sua própria identidade e personalidades marcantes entre si. Você reconhecia e se apaixonava por cada integrante (Muito embora a Coreia só passasse a ligar para a Suzy posteriormente), e o JYP conseguiu inovar e sair fora da zona de conforto dele. Infelizmente ele não repetiu o feito com o NMIXX, mas vamos ver se esse backlash absurdo em cima de “O.O” faz o véio repensar as coisas e dar um conceito de verdade para o grupo.

9 comentários sobre “Review Retrô: Quando o miss A fez o maior debut da história do K-pop com “Bad Girl Good Girl” (2010)

  1. Serviram muito!
    Esse debut das Freaky Fish talvez sirva como um “acorda pra vida” pra JYP… não é só porque um grupo é de uma empresa grande que os ouvintes vão engolir qualquer barulheira.
    Espero que depois dessa se empenhem em criar música boa de novo.

  2. icônica, memorável, marcante, tudo de bom e um lacre à frente do seu tempo. esse debut é simplesmente perfeito

  3. gnt e a teoria de que o JYP fez essa bagunça de propósito pra gerar publicidade gratuita? Na primeira parte de O.O eles bem falam q é só um teaser, pro povo se acalmar. e que o conceito das gatas será a partir do 1º comeback com aquele parte colorida do MV

  4. Mas nos comentários do MV tem muita gente enaltecendo essa música do nmixx, é por isso que coisas como ateez e nct vendem milhões

    • Os fandom já tá panfletando e dizendo que as integrantes estão sofrendo hate e o povo já tá comprando o discurso de engolir a música umas 14527373 vezes pra dizer que presta. Revirei meus olhos e vejo que a galerinha acha que ser fã é aceitar qualquer treco mal feito!
      Já já vão engolir e tentar hitar essa bomba por um falso pretexto de pena por causa de hate (sendo que não vi ninguém falar mal do grupo em si e sim da música ridícula, se é que pode chamar aquela barulheira de música) é osso viu.

  5. Essa música é muito boa e trás uma sensação boa também, talvez por isso tenha hitado tanto. Incrível como a jype conseguiu dar uma nuance boa para o Miss A
    Pena eles terem perdido esse toque com as últimas do Itzy, e aquele debut horroroso daquele grupo novo, e que a fanbase já querendo fazer engolir pra as outras massas dizendo que quem não gostou da música é porque é hater *insira meme revirando olho*

Os comentários estão desativados.