Queendom 2 está chegando ao fim, e daqui a pouco conheceremos as músicas inéditas que a Hyolyn e os girlgroups vão liberar especialmente para o programa. Mas, antes disso, tivemos a 3ª rodada de apresentações onde as meninas fariam performances de músicas escolhidas pelos fãs, reimaginando e fazendo uma performance especial para eles. A maioria apostou em singles subestimados, WJSN escolheu uma B-side maneira e o Kep1er, por não ter mais nenhuma música sobrando no catálogo para performar, teve a oportunidade de escolher qualquer música do K-pop para performar… E aí elas apostam justamente NESSA música:
Kep1er – The Boys
O que eu escolheria para elas como fã: Que elas voltassem para casa
O que os fãs escolheram: Um cover de uma música ruim do SNSD
Aparentemente o pior girlgroup do K-pop escolheu a pior música do K-pop com a única intenção de mudar a trajetória da minha vida com tamanho desgosto mas PASMEM: Isso aqui não está tão ruim quanto eu esperava. Na verdade, eu nem achei isso aqui ruim, e muito por conta delas não tentarem emular o SNSD. “The Boys” vai por um caminho mais seguro de remix, mas essa versão EDM dark de “The Boys” rendeu um instrumental bem legal. Claro que quem adora “The Boys” original deve ter achado essa nova mixagem um lixo, mas eu odeio aquele instrumental morto e acho que o Kep1er fez um favor dando esse instrumental que o VIXX no auge lançaria.
O problema é que, novamente, as meninas são bem cruas no palco. Vocalmente é tudo muito instável, tem horas que elas estão morrendo para soltar as palavras e horas que a menina da nota alta decide ser a menina da nota alta e gritar sem nenhum motivo, ficando bem estranho (E até desconfortável) de ouvir no geral. A coreografia até combina com o conceito adotado (E elas FINALMENTE usaram as alegorias e dançarinos a favor do grupo), mas falta energia. Elas não tem aquela força de um girlgroup que a música pede, então fica parecendo mais um cover de fãs em festival do que uma performance competitiva. A ideia foi ótima, nas mãos de um grupo mais calejado (O próprio SNSD, por exemplo) eu tenho certeza que isso seria memorável, mas com o Kep1er o negócio ficou querendo demais e acontecendo de menos. É a melhor e mais esforçada apresentação do grupo, mas é nítido que é muito cedo para elas se provarem como o melhor girlgroup em uma competição.
VIVIZ – Bop Bop
O que eu escolheria para elas como fã: Uma música de patricinha gostosa do GFRIEND
O que os fãs escolheram: Uma música de patricinha gostosa do VIVIZ
Bom, nesse round faria sentido elas performarem uma música do GFRIEND como presente para os fãs, e como gay de fórum que sou escolheria algo como MAGO ou FINGERTIP para elas performarem. Mas o VIVIZ já foi GFRIEND por tempo DEMAIS nesse programa, então faz sentido elas escolherem uma música do VIVIZ para mostrar que o presente e futuro do grupo (Além disso, o GFRIEND não vai voltar a vida quando o Queendom acabar, então está na hora de deixar a marca VIVIZ forte). Enfim, dadas as circunstâncias, performar “BOP BOP” agora é o certo a se fazer.
Quanto a performance, está bem ok. É mais uma performance com boas ideias: O conceito colegial com elas bancando as patricinhas que não superaram o ensino médio ficou legal, o remix não tenta reinventar a faixa e mantém aquela essência disco gostosa que “BOP BOP” tem, com um break que eu dispensaria mas não achei de todo mal. Vocalmente não foi a performance mais feliz do grupo mas aqui dou um desconto por elas finalmente parecerem seguras dançando. Enfim, foram muitas ideias legais, mas juntaram tudo e ficou meio… tanto faz, com nenhum momento que realmente chamasse atenção. Foi uma boa performance, só não foi memorável (Assim como a participação do VIVIZ no Queendom que, em termos de performance, passa bem batido até aqui).
Brave Girls – Red Sun
O que eu escolheria para elas como fã: “After We Ride”, para mostrar que são artistas
O que os fãs escolheram: Uma música de loja de departamento
É óbvio que eu não esperaria o Brave Girls pegando alguma música de quando elas ainda tinham 7 integrantes e eram piranhonas safadas querendo sentar num macho, mas que fãs são esses que preferem ver uma música promocional de loja de departamento do que a cataclísmica “After We Ride”?
… É sério. Até pela performance e conceito que elas adotaram “After We Ride” seria bem mais legal, pois a música tem uma energia mais emocionante e melancólica que no fim supera todos os obstáculos e tem uma melodia que casaria com a energia da apresentação… mas enfim.
A performance em si aposta mais em ser significativa. Os dias de luta com os vídeos delas se estourando no chão e se humilhando em praça pública para promover “Rollin” e os dias de glória com elas ganhando prêmios e tudo mais. Elas disfarçaram tão bem o fato de mal dançarem no palco que eu só fui notar isso assistindo pela terceira vez, você foca no enredo e é cativado pela atmosfera emocionante de superação das meninas. Se a música não fosse tão dispensável essa seria a performance mais memorável da rodada, mas tudo bem, as comadres venceram esse 3º round então não tem porque eu ficar reclamando muito.
WJSN – Pantomine
O que eu escolheria para elas como fã: “Secret” ou “Unnatural”, já que todo mundo jogou a opção de promover b-side no lixo e foi apostando em faixa promocional
O que os fãs escolheram: Uma b-side querida por elas mesmas
Achei bem ousado da parte das garotas cósmicas pegarem uma album track enquanto todas as outras pegaram singles ou faixas promocionais para essa rodada, e é uma música que deve ser muito boa pois as próprias estavam pedindo para os fãs escolherem para elas performarem nessa rodada, então foi muito audacioso da parte delas. Eu particularmente não lembro da música original e a minha b-side favorita delas sempre será “Babyface”, mas sei que é uma música que os próprios fãs curtem muito e vez ou outra aparecem aclamando na minha timeline, então deve ser bem legal.
O que eu sei que foi bem legal foi essa performance. Adoro um conceito de musical, e ainda mais quando executam um musical da Broadway tão bem como elas fizeram aqui. A primeira parte com a cortina translúcida dando um efeito GENIAL e IMPECÁVEL, e a 2ª metade ficou tão boa quanto com a dança nas cadeiras e as gatinhas penduradas nos panos, junto a um remix bem gostoso da música. Tudo dá certo aqui, gerando momentos memoráveis que me fizeram suspirar de alegria e adoração, pois a performance ficou simplesmente mágica. É a melhor performance da 3ª rodada e DE LONGE a apresentação mais memorável das garotas cósmicas nesse Queendom.
Loona – Butterfly
O que eu escolheria para elas como fã: Um medley dos 12 solos de garota do mês
O que os fãs escolheram: O melhor single do grupo completo (Que não é tão bom quanto alguns solos delas)
Elas perderam a oportunidade de resgatar o projeto de garota do mês que é DE LONGE a coisa mais querida e memorável do Loona. “Eclipse”, “Love Cherry Motion”, “Heart Attack”, “New”, “Egoist”… Tantas músicas que mudaram o rumo do Loona e que fizeram o grupo ter o hype que tem hoje. Seria muito legal reviver isso através de um grande medley de solos do grupo. Porém, já que elas pegaram um single completo, fico feliz que elas apostaram em “Butterfly” que é de fato o melhor que o grupo já mostrou como grupo mesmo.
Já a performance… Bem, a intro com um engrish quase tão vagabundo quanto o de Namie Amuro foi promissor, mas a performance em si não foi nada demais. Quer dizer, é uma performance bem bonita e correta, e sem dúvidas elas foram bem melhores que a maior parte da concorrência nessa rodada, a coreografia e os movimentos foram deliciosos de se ver e elas mandaram bem nos vocais, mas para o azar delas as gatinhas vieram depois da melhor performance das garotas cósmicas, e isso matou um pouco da magia da performance do Loona. Se viessem depois do Kep1er ou VIVIZ talvez seria mais impactante, mas comparado a tudo que aconteceu com “Pantomine”, “Butterfly” foi simplesmente eclipsada. É uma boa performance, mas não é AQUELA performance que faz você pensar que o Loona foi o evento nesse round.
Hyolyn – See Sea BAE
O que eu escolheria para elas como fã: Chocar a nação com “Dally”
O que os fãs escolheram: Mostrar a Hyolyn como dona do verão
Bem, a Hyolyn REALMENTE perdeu a oportunidade de performar “Dally” e isso é o que mais me incomoda nessa performance. Eu me sinto roubado de uma performance com orçamento, dançarinos, roupas feias e tudo que “Dally” tinha direito, ainda mais com as reações de choque e surpresa apropriadas que o programa renderia ao invés daquela coisa morta da premiação de atores lá. Seria tudo muito legal, emocionante e que sem dúvidas ficaria na história desse pequeno show, mas preferiram as musiquinhas de verão solo da Hyolyn, o que não é ruim mas, sei lá, realmente desperdiçaram a oportunidade.
A performance de “See Sea” ficou muito boa. A ideia da Hyolyn salva vidas na praia foi bem legal e serviu para deixar a apresentação distante de “Touch My Body” (Afinal ambos são singles de verão), a Hyolyn é uma performer ímpar e é sempre um máximo assistir ela cantando e dançando ao vivo com sua gangue de dançarinas. Acho que, conceitualmente falando, “See Sea” ficou meio apagada perto das outras performances da Hyolyn (Esses visuais salva vidas são mais simpáticos do que impactantes), mas é uma apresentação divertida e vibrante onde a própria Hyolyn exala carisma apresentando. E ainda é uma apresentação forte, impactante e que você não consegue tirar os olhos da Hyolyn. Essa rodada foi das Cosmic Girls, mas o programa serviu para mostrar e relembrar a fanbase que a Hyolyn é uma das maiores performers que o K-pop pode ter.
Não tem jeito, a Sabrina Sato do K-pop só sabe servir. Dei ótimas risadas com a comparação dos produtos da Namie com o desovo do LOONA, e as meninas cósmicas foram memoráveis. Brave Girls tiveram seu momento de glória nesse programa, saindo de uma provável eliminação para o topo, acho que é da natureza das gostosudas valentes se humilhar em intensidade para serem exaltadas quando tudo está perdido. E a final tá imprevisível, enquanto tem artista com cacife que claramente levaria tudo se fossem outros grupos nugus competindo, tem grupo com fanbase que aprendeu com aquela outra fanbase dos meninos do exército como funciona a indústria de streaming e votação para garantir as suas favoritas ao menos um pote de sorvete.
Também tenho essa impressão sobre a imprevisibilidade da final. Não me surpreenderia se o ranking definitivo ficar bem diferente dos rankings que temos visto até agora…
…Ao mesmo tempo, também não me surpreenderia se o ranking se mantiver como esteve. Cada grupo (ou Hyolyn) é forte em uma das várias áreas que rende pontos pra final, então diferente da final do Queendom 1, essa aqui vai ter todo mundo com certa paridade de armas. Pode tanto a Hyolyn se manter no topo, como o WJSN puxar a peruca dela, como o KEP1ER (que conseguiu a façanha de ficar em último no ranking geral, mesmo com outro grupo tendo tido pontuação ZERO no primeiro round) ter uma reviravolta histórica e ir das últimas posições ao longo da competição pro primeiro lugar na final.
“O que eu escolheria para elas como fã: Um medley dos 12 solos de garota do mês”
A ideia é interessante na teoria, mas depois do desastre que foi o medley das units terminando com “Hi High” no MAMA 2018, não sei se elas conseguiriam na prática fazer um medley de DOZE solos em que o resultado final ficasse BOM… ainda mais considerando como os solos são discrepantes entre si (imagina do nada o pulo do pop fofinho da Go Won pro pancadão sombrio da Olivia Hye) e como o solo da HyunJin tem potencial pra fazer o público dormir (não por culpa da HyunJin, mas sim da música).
Enfim, achei o ranking dessa rodada até justo. Talvez eu colocaria o WJSN na frente das Brave Girls, e só. Por sinal, interessante que as garotas cósmicas AINDA estão enfiando a maldita ampulheta nas performances… a dançarina que acidentalmente quebrou a ampulheta no round 1 deu um conceito inteiro pra elas na competição, sem nem desconfiar.
Já na do Viviz, interessante a cena em que a Eunha tira a coroa da porta do armário do WJSN e coloca na porta do delas… não só pelo shade da cena em si, mas pela coroa estar no WJSN e não na Hyolyn. Poderia ser uma previsão delas de uma eventual virada, mas parece mais ser só covardia de bater de frente com a gostosa da competição, mesmo; pelo que vi, nesse episódio a SinBcita quis bater boca com o Loona por elas terem votado no Viviz pra pior performance (detalhe que o Viviz fez A MESMA COISA com o Loona), coisa que ela já tinha feito no round 1 com as Brave Girls e com o Kep1er (e não esquecendo do esporro icônico no WJSN antes mesmo da competição começar), mas ficou bem quietinha quando a Hyolyn também votou nelas…
Não sei o que esperar da final desse Queendom, que diferente do 1° tava óbvio a vitória das Mamamoo (que não ganharam nada além de tempo na TV)
Hyolyn vai permanecer botando as outras pra mamar e levar a coroa? WJSN vai continuar na crescente (ou a Starship pagar uns mimos pra MNET)? O BG vai se humilhar mais um pouco? Loona vai continuar no desespero? Kep1er vai receber a cota e narrativa de serem as ultimas que deram a volta por cima? Ou vai ficar pra SinB ameaçar o produtor de morte se caso Viviz não ganhar?
Veremos o desenrolar dessa história.
O que me frusta no Kep1er é que o grupo parece que nunca vai ser bom sei lá. Elas não combinam muito. Por mais que eu amei essa apresentação delas, teria sido melhor cantar snake do gp999. Teria sido o ícone, é triste que nem o publico coreano e nem o internacional compra muito elas, deve ser frustante para as meninas e para a própria mnet. O que só prova que grupo bom é aquele manipulado kkk.
Mas fazendo um comparativo, Classy é um grupo de reality muito mais cativante e promissor do que o Kep1er. E eu não sei como essas coitadas vão se virar daqui para frente.
Arrisco dizer que teria sido melhor elas cantarem “O.O.O.” – sim, é uma porcaria de música, mas poderia apelar pro lado afetivo do público da Mnet ao lembrar os coreanos de como o Kep1er foi formado…
Enfim, acho que o problema do grupo é que o público escolheu as integrantes mais pelo lado subjetivo (pegando aquelas com quem simpatizaram) do que pelo lado objetivo (considerando quais candidatas seriam boas vocalistas, boas dançarinas, boas rappers etc.). Resultado: tem umas três ou quatro integrantes que não agregam NADA ali. E não ajuda o fato da Mnet nem ter dado tempo pra elas aprenderem a funcionar como grupo (em vez de idols individuais) antes de jogar elas numa competição dessas.
Tomara que pelo menos o massacre que elas sofreram nos rounds do Queendom 2 (se bem que elas ainda podem virar o jogo na final) possa ter servido como uma experiência pro amadurecimento delas enquanto grupo. Vamos esperar pra ver.