Junho chegou, então é hora de enaltecer elas, as aliadas divas pop que são a inspiração e força matriz para manter a comunidade LGBTQIA+ mais viva e presente na sociedade. E não podemos falar sobre aliadas sem falar de Ayumi Hamasaki, a grande mãe do queer japonês que até hoje mostra que está fechada com a gente. E para enaltecer essa diva eu vou trazer essa música que acaba meio escondida dentro de tantos destaques da carreira, mas é particularmente uma das músicas mais emocionantes da Ayu para mim: “how beautiful you are”.
Acho que “how beautiful you are” ganha muito significado pela forma que ayuzão construiu esse trabalho. Especialmente pelo MV, onde mostra diferentes casais, figuras e sentimentos que podem chocar e causar estranheza para uma sociedade mais conservadora, mas que Ayu fez aqui como uma forma de reverenciar e aclamar todas as formas de amar e viver. Ser fora do padrão imposto é desafiador e inspirador, e que a sua existência é linda do jeito que você é. A letra de “how beautiful you are” é simples e até modesta comparada a outras canetadas da Ayu, mas lendo você sente a honestidade e inocência de uma mulher que quer ser como uma mãe protegendo seus filhos do mal. É evidente que Ayu ama a comunidade queer e é muito grata por apoiarem e a transformarem no símbolo de liberdade e empoderamento que dá força para a minoria LGBTQIA+, e “how beautiful you are” é como uma carta de amor incondicional da Ayu para a comunidade.
Como música em si, “how beautiful you are” é um baladão orquestrado meio previsível por parte da Ayu, mas ainda assim bem bonito e íntimo. Demora um pouco para engrenar pelo fato da primeira parte da música ter um instrumental BEM simples, e não acho que o vocal da Ayu valorize tanto um instrumental tão “piano e voz” assim. Ela tem um timbre único que ganha mais força em uma produção mais rica e com mais elementos, e isso se mostra com o decorrer da música onde os instrumentos vão entrando e deixando a música mais bela, e até a Ayu atinge com mais força o sentimento que ela quer passar em mim. Quando o final com o coral entra, “how beautiful you are” fica fascinante e emotivo, e juro que terminei algumas vezes essa música chorando de tão lindo que fica. “how beautiful you are” não tem nenhuma surpresa dentro do catálogo da Ayu e é um baladão com uma fórmula muito usada nos baladões japoneses, mas acho que o conjunto da obra faz essa música ser mágica a sua maneira.
Se Ayumi Hamasaki já não estivesse sendo chutada pelo público japonês e virando cantora de nicho, “how beautiful you are” teria força para ser a “True Colors” japonesa. Até gosto de pensar que foi essa a intenção, tanto pelas letras seguirem pelo mesmo caminho quanto pelo sentimento que me desperta ouvindo as duas músicas ser bem parecido, e acho que por isso essa faixa é pessoalmente icônica. Está longe de ser o trabalho mais grandioso, relevante ou impactante da Ayu, mas é uma das músicas que mais me conecta com a cantora, especialmente em momentos de mais fragilidade ou quando quero ouvir uma música que me traz conforto e segurança. “how beautiful you are” é um trabalho que me acerta profundamente, o que me faz ter um carinho muito grande por esse single.
E pra terminar de quebrar os tabus japoneses, um dos caras do casal de vinhado era o Masaki Koh, ícone porno gay do Japão (q infelizmente jå jazeu e no clipe aparecia com seu parceiro real), Koda Kumida could never…
Em contrapartida, pra quem quer hinos LGBTQIA+ mais farofentos da parte de Ayuzão, temos a icônica Lady Dynamite, com ela curtindo uma boate GLS, além de XOXO:
https://www.youtube.com/watch?v=Gn2QGFvIH4c