IVE já tinha feito história só com o teaser de “After LIKE” revelando a sample de “I Will Survive” mudando a história da música pop e salvando vidas queer do mal e da escuridão, e o Miojo Pop explicou bem a importância de “I Will Survive” para a comunidade. Hoje foi o dia de provar a coisa toda com o lançamento do 3º single do grupo, e eu não saí decepcionado com “After LIKE” no geral:
Bem, obviamente entregar o sample de “I Will Survive” logo no teaser foi uma forma de jogar o ouro da música no teaser para chamar atenção, e podemos ver que deu muito certo. Porém, na música, ele ficou meio… solto? Não sei muito bem definir, mas queria que o sample fosse parte do refrão com um gancho babadeiro que me fizesse cantar e me emocionar junto com elas. Ok que essa parte em específico não tem letra nem na original “I Will Survive”, mas acho que dava para bolar uma letra fácil e esperta para essa parte do IVE. O rap até que tenta, mas não tem a mesma magia de um refrão que moveria milhões de lgbtqia+ ao paraíso. Não é nada muito incômodo e é bem fácil de acostumar e amar com mais ouvidas, só não queria ter essa sensação do sample estar deslocado do resto da faixa.
De resto, “After LIKE” está muito boa. A letra questionando a forma instantânea e rasa de um like em redes sociais demonstrar afeição sendo que ela quer mostrar que é mais do que um like é legal e altamente identificável. O que vem depois do match do tinder? Você realmente gosta daquele boy? Quer algo além do tap no grindr? Você quer um relacionamento com aquela pessoa ou só queria ver a piroca daquele boy padrão? São muitas questões que fazem nós gays refletirmos sobre a sociedade moderna e como a rapidez dos apps e redes sociais causaram uma ruptura no conceito de relacionamento da comundidade. Ou talvez a letra seja só a Wonyoung querer mais do que reagir os storys do boy, tá valendo também.
A produção também é muito boa e bem alinhada ao conceito de aliadas da comunidade que o IVE quis passar aqui. Acredito que essa música não seja algo pensado para o IVE pois é uma música que o WJSN facilmente lançaria nesse revamp de rainhas da house que o grupo adotou desde “Unnatural”, mas acho que a Starship acabou dando para o IVE porque, bem, eles pagaram para ter “I Will Survive” e “Un-break my Heart” numa música, então o justo é que essa música pare nas mãos de um grupo que vá lucrar mais né. O sample de “I Will Survive” dá aquele charme de disco music que ainda é tendência nos grupos de segundo escalão no K-pop, e apesar de achar que poderiam ter usado melhor, ainda assim dá aquele up que faz a música se tornar memorável para mim.
No geral eu saio extremamente satisfeito não só com “After LIKE”, mas com o IVE como um todo esse ano. Ainda não decidi se gosto mais dessa ou de “Love Dive”, mas são duas faixas impressionantes e que se destacam muito fácil no K-pop atual, especialmente pelo fato dos responsáveis estarem preocupados em saberem o que estão fazendo ao invés de fazer uns experimentos horríveis. E “After LIKE” ainda tem referências e outras coisinhas que deixam a música ainda mais especial pois não só bate com as mais véias de guerra que adoram uma velharia disco como também as mais novinhas que não conheciam “I Will Survive” e agora estão mais alimentadas de cultura pop lgbtqia+. Se tudo der certo, “After LIKE” se torna um clássico da 4ª geração do K-pop.
espero que as meninas do IVE já saibam que viraram as madrinhas de todos os homossexuais com esse comeback. obg dindas
Bom, eu me decepcionei um tiquinho. Mas a culpa é minha, achei que as meninas nao conseguiram utilizar o sample do jeito certo. Esperava algo mais.
PS.: não achei a musica ruim, só não me pegou de jeito.
Olha, já tava no hype pra música e só fico assim com músicas dos meus grupos favoritos ou seja, os mais velhos.
A música é muito boa mesmo, tem o começo, meio e fim, sendo o bom e velho pop que esperamos. Já tinha deitado pra elas em Love Dive, agora de novo.
Eu até entendo que na parte mais separada do sample realmente não teve nada musicalmente igualmente a original, mas devemos levar em consideração a coreografia, as meninas fizeram um trabalho incrível nessa parte! Deixando bem completinho
Acho que faltou o toque de uma coisa a mais ai no meio, parece que passa tão rápido que você nem percebe. Mas é ótima!
A música é boa e o MV tá lindo, mas… O sample não faz tanto sentido na música? Não tem necessidade nenhuma dele estar ali. Bom, acredito que poderiam ter encontrado uma forma melhor de usá-lo, mas ainda assim é melhor do que as bombas que o Blackpink vem desovando, então vou enaltecer sim
A primeira vez que escutei esse refrão foi um balde de água fria e eu não consigo tirar da minha cabeça que esse “you u and i i its more than like” é parecido com o início de garota de Ipanema ????
Eu também queria o sample no refrão, mas pelo menos teve refrão e não bate panela
Eu também tava achando o sample meio solto, mas já me acostumei. É bom ver um grupo soltando um hino pras gays além de alguma música que sirva pra fazer vogue (sendo que eu gosto também).